Há mais de seis décadas D. Isabel Salomão de Campos e seu esposo Dr. Ramiro Monteiro de Campos iniciaram o trabalho de assistência aos necessitados em situação de risco social em diversos bairros de Juiz de Fora.
Em 2004, em comemoração ao 30 anos de fundação da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, D. Isabel decidiu que, a partir do mês de abril, o trabalho fosse realizado mensalmente, no quarto domingo do mês, às 9:30, na Rua Almirante Barroso, bairro Paineiras, nesta cidade, em frente ao Lar do Caminho.
Trata-se da distribuição de alimentos (cada cesta é composta de 05 kg de arroz, 05 kg de açúcar, 02 kg de feijão, 02 kg de fubá, 02 kg de macarrão, 02 tabletes de sabão, 02 sabonetes, 01 kg de sal e 01 óleo), roupas (01 par de calçados, 01 peça feminina, 01 peça masculina e 01 peça infantil), calçados, medicamentos (entregues pelos voluntários da equipe da área da saúde da “A Casa do Caminho” aos portadores de receitas médicas), lanches (sanduíches de pão com mortadela e refrigerante, enxovais para recém-nascidos (01 cobertor, 01 manta, 01 toalha de banho, 01 sabonete, 05 conjuntos pagão, 01 macacão, 02 sapatinhos de lã, 02 pares de meia, 01 touca, 10 fraldas descartáveis, 01 chupeta), colchões, cobertores, filtros de água, brinquedos, livros, dentre outros, a famílias carentes, previamente cadastradas por um grupo de trabalhadores voluntários da “A Casa do Caminho”, que visita as residências, periodicamente, fazendo uma avaliação e identificando aquelas em situação de maior necessidade a fim de que seus moradores recebam os benefícios. Todo o trabalho é dirigido por D. Isabel que sempre o inicia realizando uma prece diante de centenas de pessoas.
Sempre criando novos trabalhos e oportunidades, a oficina de restauração de brinquedos é uma delas, contando com o auxílio dos voluntários da comunidade. Os brinquedos passam por um processo de limpeza, costura, adaptação e finalização para que possam ser doados. É realizado, também, um trabalho recreativo com as crianças presentes, cujas famílias são assistidas. Ainda, sempre que oportuno, é feita a reconstrução de algumas casas e a realização de reparos nos locais de maior abandono em nossa cidade.
Na Festa do Evangelho que aconteceu no domingo (28/05/2019), realizamos um trabalho de Saúde Bucal na Infância com as crianças das famílias beneficiadas, contando com a participação de dentistas voluntários e alunos do curso de odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi ensinado às crianças a importância da escovação de forma lúdica e divertida. Já na Festa do Evangelho que ocorreu no dia 27 de outubro, foi realizada uma oficina de brincadeiras e uma de construção de brinquedos com essas crianças, em comemoração ao mês das crianças.