Foi realizada em maio de 1982, no salão nobre da Câmara Municipal de Juiz de Fora, a solenidade de entrega da Comenda Henrique Guilherme Halfeld, outorgada pela Prefeitura Municipal a quantos se destacaram no serviço do Bem em nossa cidade. Entre as distintas personalidades agraciadas, destacamos com muita satisfação o nome de d. Isabel Salomão de Campos, presidente da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, onde ela desenvolve seu trabalho de amor e devotamento em favor do próximo.
O C. E. A Casa do Caminho, ampliando seus trabalhos, comunica a criação de seus dois departamentos: de Evangelização da Criança e o da Mocidade Espírita, concita, a todos, a se unirem encaminhando, crianças e jovens, ao conhecimento dos princípios doutrinários evangélicos. Assim como as sementes precisam tratamento adequado para darem bons frutos, também nós precisamos preparo para nos tornarmos bons trabalhadores da seara do Senhor.
No dia 17 de novembro, foi inaugurada a Escola de Evangelização da Criança e Jovens da “Casa do Caminho”, com uma festinha interna, quando foram feitas as matrículas dos alunos.
Contávamos com um grande número de matrículas, porém a nossa expectativa foi superada de muito, tal a quantidade de crianças acima de 5 anos e jovens até 18 anos que se matricularam e continuam a frequentar, com regularidade, as aulas.
Em 14 de janeiro de 1973, em memorável reunião de médiuns e outros irmãos espíritas, criou-se o Centro Espírita “A Casa do Caminho”, sendo eleita presidente D. Isabel Salomão de Campos, que pôs mãos à obra com ajuda de trabalhadores do bem encarnados, assim como dos mentores espirituais, que nunca nos abandonaram.
Em abril de 1973, um dos nossos irmãos doou à Casa do Caminho um terreno com área superior a 1.100 metros quadrados, à Rua Almirante Barroso.
Na noite de 17 de setembro, quando comemorávamos a passagem de mais um ano do desencarne de Dr. João de Freitas, tivemos a imensa alegria de recebê-lo em nossa reunião festiva, ocasião em que se congratulou com toda a equipe pelos trabalhos desenvolvidos pela Casa do Caminho. Incitou-nos a continuar, com entusiasmo e amor, a tarefa de evangelização, pois que ele estaria sempre conosco, dirigindo-nos para a meta desejada.
“A Casa do Caminho”, numa caravana de 18 pessoas, esteve em Uberaba, MG, nos dias 12 e 13 de outubro de 1974, em visita a Chico Xavier, com quem sua presidente, D. Isabel Salomão de Campos e demais componentes da caravana palestraram longo tempo sobre Evangelho, Espiritismo, e, principalmente, sobre A Casa do Caminho, a mais nova instituição espírita construída em Juiz de Fora, MG, onde doentes e sofredores do corpo e da alma, recorrem ao Divino Mestre, “como última esperança para os seus casos particulares” e certeza na ajuda dos benfeitores espirituais.
– “Como de costume estou presente, ajudando-vos nos trabalhos da noite, sob o amparo do Divino Mestre, que muito precisa de vós outros, que vos achais reunidos em Seu nome. Perscrutando estamos vossos corações, transmitindo-vos vibrações de amor, como queremos que também os transmitais aos que vos buscarem, em forma de auxilio e amor, porque, assim, irieis receber do Mais Alto as bençãos mairoes.” – João de Freitas.
Mensagem psicografada por Dr. Ramiro Monteiro de Campos, na reunião pública de 2/12/74, do Centro Espírita “A Casa do Caminho” – Juiz de Fora, MG.
Como ocorreu em dezembro do ano passado, também neste ano foi organizado o Bazar de Oportunidades, instalado, por cessão graciosa do proprietário, numa loja da rua Santa Rita: a de nº 428.
Nas dependências do porão cujas obras em fase de arremates, foi realizada na noite de 31 de dezembro uma reunião de confraternização, durante a qual cerca de 100 pessoas passaram horas agradáveis, comemorando a chegada do novo ano. Antes de ser servida a ceia, como não podia deixar de ser, nossa querida irmã D. Isabel fez uma prece, agradecendo a Jesus todos os benefícios, que tem proporcionado aos frequentadores do Centro Espírita “A Casa do Caminho”.
Foi o seguinte resumo numérico, aproximado, das atividades do Centro Espírita “A Casa do Caminho”, neste seu primeiro ano de vida:
– Orientação individual ………………………….. 1.094 atendimentos
– Visitas domiciliares (doentes acamados)
aos sábados: 480 antedimentos
outros dias: 230 atendimentos
– Visitas a doentes hospitalizados: 144 atendimentos
– Total de passes dados:
às 2ª feiras (desde julho de 1974) ………………………. 6.040
às 4ª feiras (desde maio de 1974) ………………………. 8.640
às 5ª feiras (desde julho de 1974) ………………………. 2.220
às 6ª feiras (desde maio de 1974) ………………………. 19.300
aos sábados (desde julho de 1974) ………………………. 2.880
Portanto, foram dados 39.080 passes, o que, sem dúvida alguma é um número bastante representativo e dispensa qualquer comentário.
Graças a Deus e ao dinamismo de nossa irmã D. Isabel, dia 31 de maio foi inaugurado mais um Departamento da Casa do Caminho, para confecções de trabalhos manuais. Senhoras de boa vontade se reúnem para cortar, costurar, fazer tricô ou outros trabalhos. Enquanto trabalham, procuram, através da conversação edificante, elevar os espíritos, pois aprendemos, com os Mentores Espirituais, que viver longe do Cristo é sentir que a água não mitiga a sede, o pão não alimenta, a música não eleva e a flor não tem perfume. Junto d’ Ele, que é a Fonte da Água Viva, encontramos a almejada paz.