Home Lar do Caminho Atendimento à Primeira Infância

Atendimento à Primeira Infância

O Lar do Caminho, atualmente atende crianças de 1 a 3 anos e 11 meses com os objetivos de cuidar e educar para que cresçam fortalecidas nos ensinamentos cristãos, tenham conhecimento de si mesmas, do outro, do mundo em que estão inseridas e que desenvolvam suas habilidades através do brincar. O brincar é fundamental e funciona como um motor para seu desenvolvimento e como base para as diversas aprendizagens que vão adquirir ao longo da vida.

“O objetivo maior do Lar do Caminho é oferecer estrutura para essas crianças crescerem, permitindo que formem bons hábitos em um ambiente equilibrado e cheio de boas vibrações”, explica a coordenadora voluntária Míriam Salomão.

Dentro dessa proposta, as 20 crianças atendidas no Lar do Caminho de segunda à sexta-feira em horário integral são recebidas com alegria e muito carinho. No refeitório, elas integram a roda de música, onde cantam e são estimuladas no seu desenvolvimento social.

A arte e a música despertam nas crianças o gosto em ouvir, manipular objetos de forma livre para expressar suas emoções e desenvolver sua coordenação, aprendendo a ouvir e cantar músicas de vários gêneros ampliando o gosto musical e desenvolvendo a acuidade auditiva; mesmo pequenos para tocar um instrumento musical, os meninos e as meninas têm contato semanal com profissionais da área que, voluntariamente, apresentam a eles vários estímulos musicais. Desta forma, as crianças se familiarizam com o som e tem acesso a repertórios variados. “Fazemos um trabalho de resgate do folclore, da cantiga de roda, dos brinquedos contados e o banho de música, permitindo que as crianças sejam apresentadas ao repertório instrumental”, explica a professora de música voluntária, Mônica Mochdeci.

As crianças recebem uma alimentação balanceada supervisionada por uma nutricionista e desenvolvem os hábitos de higiene consigo e com o ambiente onde vivem e convivem, aprendendo a respeitar o meio ambiente.

Participam também de atividades pedagógicas, de aulas de educação física e literatura. Aliás, a contação de história é destaque nesse projeto. Fantasiadas, essas crianças descobrem que é permitido sonhar em um lugar onde a fala e o brincar livre são respeitados.

INDIVIDUALIDADE RESPEITADA

Conscientes da eternidade do espírito, os dez profissionais que atuam no Lar do Caminho procuram respeitar a individualidade das crianças atendidas. Através da pedagogia espírita, o que se busca é criar um ambiente propício ao progresso, reconhecendo as aptidões de cada um e trabalhando para a formação de novos valores. “A semente maior que estamos plantando é a do amor que Jesus nos ensinou. O objetivo do Lar do Caminho sempre foi esse. Por isso, elas recebem aqui esses ensinamentos, tomam passe, bebem água fluída, têm contato com as preces de Dona Isabel. Participam de momentos espirituais desfrutando de um ambiente de paz. Saber ler, escrever, somar e multiplicar são coisas importantes, mas o essencial para formar uma criança é garantir que a parte física e emocional estejam prontas para absorver o conteúdo intelectual”, explica Míriam.

Como todo trabalho da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”, este centro de proteção da  família e da criança, também recebe apoio de voluntários, pessoas que se dispõem a ajudar, colocando sua profissão a serviço de quem necessita. Semanalmente, as crianças têm assistência de profissionais da saúde que integram a equipe da “A Casa do Caminho”. Há também os que doam seu tempo para estimular junto aos meninos e as meninas uma convivência sadia. “Não queremos fazer o papel da família, mas dar condições para que os filhos desses lares cresçam em um ambiente de equilíbrio e respeito”, afirma Míriam.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido com as crianças, estaremos envolvendo toda a família em busca da consciência social, ecológica e espiritual, da valorização de suas potencialidades e da importância do respeito ao bem comum numa busca constante do progresso da sociedade.