Home Conhecimento do Espiritismo Dicas de leitura

Dicas de leitura

Ave, Cristo!

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Ave, Cristo! Os que vão viver para sempre te glorificam e saúdam!

A parceria entre o médium Francisco Cândido Xavier e o Espírito Emmanuel traz à luz a história de Quinto Varro e Taciano, almas ligadas por várias reencarnações que se reencontram no terceiro século do Cristianismo, na região controlada pelo Império Romano. Como exemplo de simplicidade, confiança e amor, os pioneiros da Boa Nova entregaram-se ao serviço do Cristo tendo como sustento apenas sua poderosa e inquebrantável fé. Uma comovente narrativa que mostra quanto pode realizar o verdadeiro amor em suas manifestações de solidariedade a bem das criaturas humanas.


50 anos depois

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Emmanuel neste romance, conta uma história ligada ao Cristianismo do século II. Alguns personagens do livro Há dois mil anos voltam à jornada terrena vivenciando a lei de causa e efeito.

Um dos personagens centrais daquela obra, o Senador Públio Lentulus, apresenta-se nesta em uma nova roupagem, encarnado como um escravo: Nestório. Esse escravo mostra, na sua volta à Terra, uma postura mais humilde, agora numa categoria que seu coração orgulhoso havia espezinhado na existência anterior. A misericórdia do Senhor permite-lhe reparar, na personalidade de Nestório, os desmandos e as arbitrariedades cometidas no passado, quando, investido do poder público, supunha, em sua vaidade, guardar todos os direitos e poderes em suas mãos.

O personagem central deste livro é, no entanto, uma mulher, Célia. Coração sublime, cujo heroísmo divino foi, no dizer de Emmanuel, uma luz acesa na estrada de numerosos Espíritos amargurados e sofredores. Elas entendeu e viveu as lições de Jesus no transcurso doloroso de sua existência.


Há Dois Mil Anos

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Nesta obra, Emmanuel conta sua própria história quando em uma de suas existências físicas foi Publius Lentulus, orgulhoso senador romano designado para alto cargo na região da Palestina quando Jesus apresentava os ensinos de seu evangelho à Humanidade.

Com o Cristianismo nascente do século I, este livro narra os embates entre a arrogância das famílias patrícias e a simplicidade fraterna dos primeiros cristãos, numa trama em que opostos como o sofrimento e alegria, esplendor e miséria, poder e escravidão, crueldade e benevolência, perdão e vingança se entrelaçam na realidade familiar de Publius Lentulus, interferindo em sua relação com os filhos e com a amada esposa, convertida aos sublimes ensinamentos de Jesus a contragosto do esposo.


Boa Nova

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Humberto de Campos

 

Nesta obra, o autor foca em passagens evangélicas de magnífica beleza, reunindo trinta episódios em que Jesus com seus discípulos e outras conhecidas personagens trazem lições de sabedoria ao homem atual.

O leitor é envolvido pela ternura e encanto de situações relacionadas com a presença do Cristo de Deus. Como bem lembra-nos Humberto de Campos “todas as expressões evangélicas têm, entre nós, a sua história viva. Nenhuma delas é símbolo superficial”.


Pão Nosso

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Esta obra integra uma coleção de cinco livros, todos da autoria espiritual de Emmanuel, pelo lápis de luz de Francisco Cândido Xavier. O autor comenta os ensinamentos do Evangelho de forma original e atraente, encerrando um verdadeiro convite ao trabalho nobre e dignificante, inspirados nos ensinos da Boa-Nova. Emmanuel, através da sua linguagem mansa e arrebatadora, instrui e consola, edificando sempre.

Esta coleção constitui instrumento essencial para aperfeiçoarmos os nossos sentimentos, afinando-nos com as lições de humildade e amor ministradas e exemplificadas por Jesus.

 


Jesus no Lar

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Neio Lúcio

 

Este livro, demonstra a permanente atualidade da mensagem evangélica, a todos acessível, e enfatiza a necessidade de cada um se reformar interiormente, revendo seus pensamentos e atos, suas posturas e atitudes, buscando ajustá-los à verdadeira moral cristã.

Através de lições ensinadas por Jesus em reuniões na casa de Simão Pedro, onde foi o primeiro culto cristão no lar, aborda temas como: o amor ao próximo; o valor do servir; a compaixão; a educação etc.

A reunião familiar semanal em torno do Evangelho é prática das mais úteis aos cristãos.


Paulo e Estêvão

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Empolgante e comovente, assim a trajetória evolutiva do Apóstolo Paulo de Tarso, essa grande figura da Cristandade é contada neste romance histórico. Emmanuel narra desde a época em que Paulo ainda era o fariseu Saulo, membro do Sinédrio, até a sua execução em Roma e acolhida por Jesus no mundo espiritual, tendo à direita Estêvão e à esquerda sua amada Abigail.

A missão de Paulo, extremamente difícil em um mundo que deveria ser renovado pela Mensagem da Boa Nova, está relatada de forma admirável nesta obra.

O Mestre Jesus chama-o. Paulo responde: “Senhor, que quereis que eu faça?”

Submissão total, transformação radical, após uma existência de equívocos e arbitrariedades, que culminam na lamentável relação com o irmão de sua amada Abigail, Estêvão, a quem mandou executar. “Sem Estêvão não teríamos Paulo de Tarso… A vida de ambos está entrelaçada com misteriosa beleza… A contribuição de Estêvão e de outros personagens desta história real vem confirmar a necessidade e a universalidade da lei de cooperação.”

Aliás, sem cooperação não poderia existir o amor; e o amor é a força de Deus, que equilibra o universo (Emmanuel – Breve Notícia, pág. 9)


A Caminho da Luz

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Quem busca compreender nosso mundo, para onde caminha a nossa Humanidade, vai encontrar neste livro a resposta.

Emmanuel diz “Diante dos nossos olhos de espírito passam os fantasmas das civilizações mortas… passam as raças e as gerações, as línguas e os povos, os países e as fronteiras, as ciências e as religiões… só Jesus não passou, na caminhada dolorosa das raças… Ele é a luz do Princípio e nas suas mãos misericordiosas repousam os destinos do mundo.”

E o autor ainda demonstra que por determinismo divino estamos, A CAMINHO DA LUZ!


Caminho, Verdade e Vida

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Esta obra integra uma coleção de cinco livros, todos da autoria espiritual de Emmanuel, pelo lápis de luz de Francisco Cândido Xavier.

Há muitos que consideram os textos sagrados algo distante da sua vida prática, de suas dúvidas e dilemas pessoais. Como se conduzir cristãmente ante as opções que a vida propõe, arbitrando livremente, mas sem violar as Leis Divinas?

Neste livro, Emmanuel extrai os conceitos do Cristo, ou de seus colaboradores diretos, a lição para determinada situação do Espírito nos caminhos da vida de relação.

Sigamos Jesus – Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

“Temos imensas distâncias a vencer no Caminho, para adquirir a Verdade e a Vida na significação integral.” – Emmanuel


Fonte Viva

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Esta obra integra uma coleção de cinco livros, todos da autoria espiritual de Emmanuel, pelo lápis de luz de Francisco Cândido Xavier. São comentados ensinamentos do Evangelho, ensinando-nos não apenas a compreender a doutrina cristã, mas a colocá-la em prática em nosso dia a dia. O autor nos instrui, edifica e consola através de suas palavras, repletas de espiritualidade e beleza. Conclui-se que este livro ” Ensina-nos a encontrar a paz na luta construtiva, o repouso no trabalho edificante, o socorro na dificuldade e o bem nos supostos males da vida.”.


O Consolador

Francisco Cândido Xavier pelo Espírito Emmanuel

 

Obra organizada sob a forma de perguntas e respostas, reúne temas sobre o tríplice aspecto da Doutrina Espírita – Ciência, Filosofia e Religião. Como diz o título, Emmanuel nos oferece sábios conhecimentos que nos levam a compreender o Espiritismo como o Consolador prometido pelo Cristo há mais de dois mil anos, aquele que nas palavras de Jesus ficará conosco eternamente.


Depois da morte

Leon Denis

 

No momento mesmo em que o materialismo atingia o seu apogeu, e por toda parte espalhava a ideia do nada, surge uma crença nova apoiada em fatos, como nos revela o livro de Leon Denis. Ela oferece ao pensamento um refúgio onde se encontra, afinal, o conhecimento das leis eternas de progresso e de justiça. Um florecimento de ideias que se acreditava mortas, mas que dormitavam apenas, produz-se e anuncia uma renovação intelectual e moral.


O Reino

J. Herculano Pires

 

O que é O REINO? A resposta que este livro nos dá é desconcertante para os que pensam no Reino à maneira antiga. J. Herculano Pires usa uma linguagem poética para enfrentar problemas filosóficos, sociológicos, políticos, religiosos. Tanto se tem falado e escrito do Reino em exclusivamente religioso, de um religiosismo fanático, que muita gente há de torcer o nariz diante deste livro. O Reino que este livro nos apresenta, porém, é uma aspiração dos homens, um anseio profundo e secreto da alma humana. O Reino continua a atrair os homens. Por isso aparece o mensageiro do Reino, que explica o seu mistério. Vale a pena saber o que diz esse mensageiro.