Home Artigos

Artigos

‘Dá conta de tua administração’

E contou Jesus ainda aos seus discípulos: “Havia um homem rico que mantinha um administrador; este porém, foi acusado de estar esbanjando os bens do seu patrão. E aconteceu, que mandando-o chamar, o interrogou: ‘Que é isso que chega a mim a teu respeito? Dá conta de tua administração, porquanto já não podes continuar com essa responsabilidade!’ Diante disso, falou o administrador consigo mesmo: ‘Meu senhor está me despedindo. Que farei? Trabalhar na terra, não tenho força; quanto a viver esmolando, tenho vergonha.”

Nesse relato do evangelista Lucas, Jesus ensina a importância de cada alma aproveitar as oportunidades com respeito e dignidade, pois é necessário dar conta de sua administração. O espírito Emmanuel, na psicografia do médium Chico Xavier, esclarece que cada homem é servidor pelo trabalho que realiza na obra de Deus, mas também é administrador, porque detém muitas possibilidades no plano em que serve.

Cada alma, quer a frente dos interesses coletivos, em grandes empresas públicas ou particulares, quer em tarefas simples, responderá pelos recursos que lhe foram confiados, do ponto de vista material e, sobretudo, espiritual. O que temos feito com as possibilidades que nos são conferidas, com os talentos que conquistamos? Em que medida temos levado felicidade a outrem, feito ao próximo o que gostaríamos nos fosse feito? São reflexões que cabem a todo aquele que deseje o aprimoramento íntimo.

Emmanuel ainda destaca que não apenas da fortuna e da autoridade a alma dará conta hoje e amanhã; mas, igualmente, do corpo, que é um templo sagrado; do tesouro da saúde física; da oportunidade abençoada do trabalho; sem falar do tempo de que se dispõe, que é patrimônio divino. Cada um dará conta também do lar, dádiva do Céu; da amizade; da possibilidade de aprender; da hora valiosa de ajudar aos menos favorecidos; da ignorância para ser instruída. Inúmeras são as oportunidades, que rodeiam o espírito encarnado na escola da Terra, sendo servo e administrador das possibilidades e dos talentos a ele conferidos.

Como afirma D. Isabel Salomão de Campos, a vida pertence ao espírito eterno, então todos os valores da alma são também eternos, valores que se projetam em outras pessoas, como o esclarecimento, o amor ao próximo ensinado por Jesus, o respeito à vida; tudo o que dignifica a criação de Deus na vivência de cada dia. Tudo mais fica na Terra. Por isso Jesus orienta o amor, o perdão, fazer ao próximo o que desejaria nos fosse feito, que são valores para a eternidade de felicidade. A luta deve ser nossa, para vencer as nossas falhas e limitações. É justamente o bom combate de Paulo de Tarso, vencendo a inferioridade que ainda trazemos.

E Emmanuel propõe a reflexão: “que fazes, portanto, dos talentos preciosos que repousam em teu coração, em tuas mãos e no teu caminho?”, orientando-nos a vigiar nossa própria tarefa no bem, porque chegará o momento em que o Poder Divino nos pedirá: “Dá conta de tua administração.”

Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 01 de Dezembro de 2023, Juiz de Fora, MG.

13 de fevereiro de 2024 por: A Casa do Caminho