Home Artigos

Artigos

Vosso trabalho não é em vão

A sabedoria divina construiu um mundo absolutamente perfeito onde cada coisa, ser e objeto, possui lugar e ordem precisamente corretos. Mesmo aquilo que possa nos parecer estranho por um momento, torna-se imprescindível noutro instante. Por isso, a necessidade premente de nossa máxima atenção e cuidado pelos caminhos para não nos deixarmos conduzir pelos falsos profetas, mesmo que famosos, conhecidos, reconhecidos ou representantes…

Por maior que sejam as necessidades materiais, é vital manter cautela em nossas ações. Ninguém vive só. No passado recente, convivíamos no máximo com vinte pessoas a cada dia; hoje são milhares. Assim também contamos com milhares de recursos, palavras, ideias e atitudes de outros milhares. Nosso raio de ação e influência é incalculável. Quando se pensava que a tecnologia libertaria o homem na realização de todos os seus desejos, ela o aprisionou. Libertou-o para o crescimento, algemando-o à responsabilidade. Caíram os segredos e privilégios, tudo se tornou público e notório. Aquele a quem muito foi dado muito será cobrado (Lucas 12:48).

Lembramos do ensino de Paulo, o Apóstolo não sabe que um pouco de fermento leveda a massa toda? (I Coríntios, 5:6). Fermento em si é algo feio, possui odor característico e desagradável, mas sem ele não teremos o pão nosso de cada dia. E nossa vida é sempre um fermento para o outro, o nosso semelhante, aquele que influenciamos. Palavras ditas serão ouvidas e, não sendo verdadeiras e sinceras, certamente reproduzirão em nosso interlocutor uma atitude igualmente desleal. Jesus, ao nos ensinar a fazer ao próximo aquilo que gostaríamos que a nós fosse feito, está nos dizendo que todos os nossos costumes e comportamentos geram costumes e comportamentos da mesma natureza ao nosso redor.

Mutos acreditam alçar voos de elevação espiritual, trancando-se entre quatro paredes de idolatrias; outros creem abraçar a fé através do êxtase improdutivo e aqueles em intermináveis vigílias de oração acerca dos mistérios divinos, esquecendo-se de que todo o conjunto harmonioso da vida procede da Criação Universal de Deus.

Se o mundo vai mal é porque o temos construído à nossa imagem e semelhança, pois tudo que há de imperfeito e dificultoso é criação do ser humano. As vibrações de nossas influências entrosam-se com todos aqueles que nos conhecem diretamente ou não, pesando na balança do mundo, para o bem ou para o mal. Olhemos o nosso interior, em qual dos pratos da balança temos depositado mais peso? É de boa qualidade o fermento aplicado na levedura diária, a qual dedicamos a presente existência?

Se a palavra traz consigo a capacidade de convencer, o exemplo arrasta. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que vosso trabalho não é vão. Paulo (Coríntios, 15:58)

Por Iriê Salomão de Campos, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Artigo do Dia’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 21 de abril de 2012, Juiz de Fora – MG.

1 de setembro de 2020 por: A Casa do Caminho