Home Artigos

Artigos

Saúde emocional

“No contexto da sociedade brasileira ocorrem reflexões e diálogos acerca de questões individuais e coletivas, e são instituídas campanhas louváveis, que objetivam conscientizar a sociedade sobre o olhar para o outro, como a campanha Setembro Amarelo, que surgiu para quebrar preconceitos e estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.

Diante das reflexões sobre saúde emocional, vale-nos destacar a presença de Jesus junto à humanidade. O Médico das almas, há mais de dois mil anos, deixou o roteiro seguro. Naquele e em todo tempo, as aflições assaltam as emoções. Diante disso, conhecedor das fraquezas de seus irmãos menores, o Mestre afirmou, orientando: “bem-aventurados os aflitos, porque eles serão consolados”, mostrando uma nova perspectiva da aflição.

E o Espiritismo vem confirmar essa mensagem, esclarecendo, através dos princípios da reencarnação, da eternidade da alma e do livre-arbítrio, que os momentos de crise e de dificuldade são parte da caminhada de todo aquele que deseja reajustar conceitos e atitudes, modificar um passado faltoso e buscar o progresso espiritual. Aos olhos materialistas, isso pode parecer um contrassenso. Sofrer e morrer? Porém, sob a luz da Doutrina Espírita, a maneira como se encara a vida e a fé no futuro alteram esse olhar. A vida é um constante movimento que une passado e presente com vista ao futuro.

No Evangelho, os espíritos esclarecem que todos os que estão neste mundo sofrem, quer estejam em tronos ou na miséria; orientam que a calma e a resignação diante das adversidades da vida terrena garantem a serenidade ao espírito encarnado e são preservativos para a saúde emocional. É preciso saber bem sofrer, compreendendo que provas adiadas se traduzem em dever a ser cumprido; já as provas bem suportadas são caminho para Deus. O desânimo é uma falta; a prece é um sustentáculo da alma. Deus, Pai de todos, não envia fardo pesado a ombros frágeis. O fardo é proporcional às forças, assim como a recompensa está para a resignação e a coragem.

D. Isabel Salomão de Campos, em suas preces e orientações habituais, nos lembra que é fundamental que todos procuremos nos ajustar às leis divinas, seguindo o roteiro de Jesus. Foi para isso que o Mestre veio à Terra, tornando conhecida a vontade de Deus para seus filhos. Sofrimento é coisa do mundo que nos atrai, ao afinar-se às nossas más tendências, que naturalmente são o contrário do progresso para o qual estamos encarnados.

“Se dificuldades, sofrimentos, desacertos e atribulações nos agridem a estrada, são eles criações nossas, repercussões de nossos próprios atos de agora ou do passado”, diz- nos o espírito Emmanuel, pelo médium Chico Xavier. A caminhada deve ser de reajuste e de renovação através da vivência da verdade do Cristo e de seus ensinos, buscando, então, a saúde emocional: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 22 de Setembro de 2023, Juiz de Fora, MG.

2 de janeiro de 2024 por: A Casa do Caminho