Home Artigos

Artigos

Renovação íntima

Em resposta a uma correspondência recebida por uma irmã residente em outro país, d. Isabel Salomão de Campos envia-lhe as seguintes orientações. Vale ressaltar que a carta relata os profundos questionamentos sobre a vida da remetente, suas dores, dúvidas sobre sua conduta, a razão de sua existência, suas opções profissionais, dizendo-se perdida e solicitando ajuda e orientação de d. Isabel. A resposta se dá: “Todos os recursos de que precisa você encontrará estudando a Doutrina Espírita. Ela nos informa de onde viemos, para que estamos aqui e para onde vamos. Estudar a Doutrina Espírita é evitar enfermidades da alma. Confie em Jesus vivo, nosso médico sublime e advogado maior. Não nascemos por acaso; a vida é oportunidade sublime de progresso para o espírito eterno. Deus conhece todos os Seus filhos e colocou em cada um a Sua chancela. Busque na vigilância e na oração, no estudo do Evangelho de Jesus e na vivência de seus ensinamentos um novo caminho. Você é livre para fazer sua opção para a vida correta e digna, e Jesus lhe dará força para vencer esses vícios que lhe perturbam a felicidade e a paz.”

Quais de nós não temos nossos vícios, comportamentos que se repetem e que nos trazem desconforto, tiram nossa paz e nos infelicitam? Os hábitos arraigados em nossa conduta constituem, segundo sua natureza, como liberdade à luz ou escravidão às dores. Imperioso se faz a tomada de decisão, a opção a que d. Isabel se referiu. Tais orientações cabem a todos nós, provisoriamente no plano terreno, com o passado nos cobrando os reajustes necessários, o presente como renovação de vida e o futuro nos aguardando com novas e felizes colheitas. Todo dia guarda oportunidade de reajustamento e renovação.

Nesse sentido, a Doutrina Espírita, relembrando-nos a vontade do Pai a nosso respeito e os ensinamentos do Cristo, configura-se em um roteiro de conduta moral e ética, de solidariedade e de amor, de esclarecimento e de fé raciocinada. Segundo Allan Kardec, “fé inabalável é somente aquela que pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da humanidade”.

Entender o porquê da vida e para que, compreendendo que somos artífices dela onde estivermos, tendo como determinante o livre-arbítrio, que se constitui na liberdade de escolha e decisão individual, são recursos que nos facilitarão uma caminhada sem ilusões, sem fantasias, mas com responsabilidade cristã, na busca de mudanças de comportamentos que nos tragam mais paz, saúde e felicidade e, consequentemente, também àqueles que conviverem conosco. O progresso não acontece de uma só vez, daí a necessidade de melhorarmos a vida presente, atenuando as dores e os sofrimentos, ainda tão necessários no Planeta Terra, já que, conforme Kardec, “a dor é o aguilhão que impele (o homem) para a frente, na senda do progresso”.

Rendendo homenagens a Allan Kardec, codificador da Doutrina Espírita, a Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” realiza, de 8 a 14 de abril, a 27ª Semana de Kardec, no propósito de levar a muitos corações a ciência, a filosofia e a religião, possibilitando-nos o entendimento da vida e renovando-nos o desejo de seguir o mestre Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida.

Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 13 de abril de 2019, Juiz de Fora, MG.

14 de abril de 2019 por: A Casa do Caminho