Home Artigos

Artigos

Preservando a serenidade

A humanidade planetária passa por momentos delicados, descortinando a todos novas situações a serem vivenciadas e superadas, na busca pela saúde, pela paz, pelo bem-estar e pelo equilíbrio. As notícias chegam com muita rapidez; o cenário se modifica igualmente; a dúvida espreita os corações e as almas.

A vida exige permanente adaptação a diferentes fases e serenidade, para não se desgastar. Todos os dias, novos desafios batem à porta dos nossos sentimentos. Qual seria a função da escola, senão esta, apresentar provas e testes, a fim de aprimorar o espírito eterno e garantir-lhe acesso a outros níveis?

A psicografia de Chico Xavier convida-nos a refletir sobre a vida, orientando-nos que, se estamos na fé cristã e esperamos tão somente vantagens sem trabalho, apoio sem serviço e vida sem provações, lembremo-nos de Jesus e de sua trajetória.

O homem age e tem o retorno; suas ações influenciam o planeta, o ambiente e seus irmãos de caminhada. Ajustes e renovações se fazem necessários. Se não temos bons resultados, é preciso recalcular a rota e rever atitudes e escolhas. Sendo assim, Jesus é sempre o convite à renovação moral, que deve ocorrer no íntimo de cada um, para se exteriorizar, influenciando, positivamente, a vida em torno.

Cada reencarnação é viagem laboriosa para a alma em experiência. Como afirma D. Isabel Salomão de Campos, “reencarnação é bênção de Deus na chance do recomeço”. É ela, ainda, que nos orienta a buscar Jesus vivo e atuante entre nós, a fim de que possamos progredir espiritualmente, distanciando-nos, pouco a pouco, de dores e sofrimentos.

Na orientação de Emmanuel, não devemos maldizer a Terra que nos abençoa. Nossa casa, nossos projetos, obras que edificamos, tudo solicita paz e trabalho. Esperamos encontrar a felicidade no mundo, entretanto devemos cooperar nessa construção, na certeza de que o mundo espera por nosso auxílio.
E nossos corações buscam Jesus. Disse o Mestre: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.”

A afirmativa de Jesus não se refere a um ambiente angelical, a um roteiro sem obstáculos ou a uma vida sem problemas; mas, sim, à atitude do ser diante das experiências terrestres, que não se farão de dias de céu sempre azul. Destaca que devemos preservar o coração na serenidade, a qual deve ser edificada pela fé e confiança cristãs. Crer em Deus e em Jesus traduz a fé. O coração sereno e a consciência reta, conforme Emmanuel, vencem toda treva e toda perturbação, já que trazem em si mesmo a luz para o caminho.

Agradeçamos a Deus as lições de cada instante na marcha evolutiva, a dificuldade e a vitória, o espinho e a flor, aprendendo a conquistar a paz e a serenidade, ao seguir Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, Jesus.

Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 25 de setembro de 2020, Juiz de Fora, MG.

12 de janeiro de 2021 por: A Casa do Caminho