Home Artigos

Artigos

Pedi e obtereis

“Estudando o Evangelho de Mateus, encontramos a intrigante assertiva: “Pedi e vos será dado; buscai e encontrareis; batei e será aberto para vós”. (Mateus 7:7).

A humanidade pede através da prece ou oração, essa que é uma prática vibracional em que cada qual em sua individualidade e consciência, movido por suas vontades, faz o pedido sobre o que deseja, sintonizando-se com as faixas espirituais correspondentes àquilo que busca. Assim, cada pessoa é instrumento vivo dessa ou daquela realização, visto que o homem circula no meio ambiente harmonicamente constituído com o esforço ao qual se dedica.

Acharás o que buscas, ensina o Evangelho do Cristo, sendo assim está claro que gozamos de plena liberdade para fazermos tudo o que desejamos. E é no pleno exercício do livre arbítrio sediado em nosso mundo íntimo, onde construímos nossa vida terrena pessoal, orientada pelas emoções emanadas de cada indivíduo, estas que se materializam nas atitudes e gestos resumidos na palavra vida.

Atletas dedicam décadas de inteira e hercúlea dedicação, para galgar a galeria de suas predileções. Artistas aprimoram-se nos traços e cores, repetindo movimentos e traços na busca da maior expressão artística. Poetas choram emocionados ao encontrarem a palavra exata na composição do verso sonhado. Assim como cientistas insones vagueiam no mundo das ideias científicas na busca da inquietante resposta a sua indagação. Todos são dignos de apreço em suas lutas de dedicação.

Porém vemos também aqueles que inflamados pela maledicência criam veículos para a disseminação de injúrias e crueldades. Outros que embriagados em pretensa superioridade espalham a insensatez e a arrogância. Muitos embriagados de valores intelectuais puramente materialistas se deixam levar por infantilidades teóricas que o tempo se encarrega de demolir.

Pedi e vos será dado; busca e encontrará, bata e será aberto.

Nesse sentido, todo pedido recebe resposta. As rogativas materialistas e de pouca elevação chegam a respostas mais ligeiras, pois estamos em um mundo de provas e expiações com anelos mais próximos ao mal, portanto a proximidade entre pedinte e atendente é menor. Enquanto as preces mais elevadas, com mais profunda afinidade com o bem, buscam as esferas superiores, fazendo-se em respostas aparentemente demoradas que escoam das luzes amoráveis do Cristo, amparando firmemente aqueles que as rogam.

Todos serão atendidos, mas o Evangelho nos alerta: buscai primeiro o reino dos céus e tudo mais virá por acréscimo.”

Por Iriê Salomão de Campos, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 02 de dezembro de 2022, Juiz de Fora, MG.

7 de fevereiro de 2023 por: A Casa do Caminho