“E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos.”
“No Evangelho de Mateus, essa passagem revela ensinamento significativo de Jesus. Seguindo para Jerusalém e prevendo os iminentes acontecimentos que levariam à sua crucificação, Jesus conversava com os discípulos, quando a mãe de Tiago e João pede ao Mestre que seus filhos tivessem lugar um à sua direita e outro à sua esquerda. Jesus, então, responde que não cabia a Ele escolher, mas sim ao Pai. E prossegue, explicando que, no mundo, entre os ímpios, os reis são tiranos, e cada qual domina aqueles que estão abaixo dele; todavia, no reino de Deus, o primeiro é aquele que serve. Jesus ensinou, não somente por palavras, mas sobretudo por exemplos, que servir é mais importante do que ser servido.
E o trabalho no bem nos aguarda em toda parte. Tendo Jesus como nosso modelo e guia, encontraremos, no lar, na profissão, na comunidade da qual fazemos parte, na via pública, situações diversas a nos convidarem ao serviço. Sendo assim, todos temos nossa parcela de serviço na Terra. Emmanuel nos informa, pela psicografia do médium Chico Xavier, que até mesmo a criatura ociosa, que gastou seu tempo entre a inutilidade e a preguiça, é constrangida a voltar à luta, em nova oportunidade de reencarnação, a fim de desfazer a rede de inércia que ela própria teceu em torno de si. Dessa forma, encontramos a lei de causa e efeito a nos convidar ao reajuste.
Sob a ótica da Doutrina Espírita, que traz à humanidade a terceira revelação, renovando em nós a presença do Cristo e de seus ensinamentos, não nos cabe aguardar a felicidade em todos os ângulos da vida, a solução de todos os problemas e dificuldades da caminhada, a idade madura, a família em harmonia ou a melhor vida financeira para servir. O caminho é o serviço. Desde já, devemos contribuir com a Terra em evolução e reparar faltas passadas. Nos pequenos serviços, podemos exercitar nossa capacidade de ajudar e de amar, a fim de sermos úteis ao próximo, indistintamente.
Ainda Emmanuel esclarece-nos com precisão a iluminar nosso entendimento, que somente constrói, sem necessidade de corrigenda, aquele que se inspira no padrão de Jesus, a fim de criar o bem: “Fazer algo em Cristo é fazer sempre o melhor para todos sem expectativa de remuneração, sem exigências, sem mostrar-se, sem exibir superioridade…”.
Assim, na lida diária, inspiremo-nos em Jesus, nosso Amigo de todos os momentos, que, da carpintaria de Nazaré à cruz de Jerusalém, construiu o bem em favor de todos, fazendo a vontade do Pai e legando a todos nós o caminho de amor e renúncia, que devemos trilhar, para que mais próximos estejamos daquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.”
Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 27 de janeiro de 2023, Juiz de Fora, MG.
Quando Nicodemos procura Jesus, buscando esclarecimentos sobre como conhecer o Reino de Deus, obtém como resposta que era preciso nasc...
“Tudo no mundo passa, somente a lei de Deus não passará; essa lei ficará gravada em nossas almas, no como sentimos e na maneira co...
“Quantos pães tendes? Informaram-se e disseram-lhe: Cinco pães e dois peixes… Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, com...