“Tudo no mundo passa, somente a lei de Deus não passará; essa lei ficará gravada em nossas almas, no como sentimos e na maneira como pensamos. As leis do mundo material transformam-se continuadamente, para melhor conduzir a sociedade; outras vezes, não. E a sociedade sem um destino claro oscila de um lado para outro, navegando em momentos que sequer tem noção clara de onde está. Apenas vive. Razão pela qual devemos de modo empenhado buscar os ensinos de Jesus, pois é através de Seus exemplos que aprendemos as leis de Deus.
Não se trata desta ou daquela religião, pois todas resultam de uma intepretação individual revelacionista ou conclusiva de um grupo em defesa de seu interesse. Fato é que necessário é buscar as divinas revelações cristãs, tal como Jesus nos trouxe.
Uma das primeiras mensagens de Jesus é o revolucionário ensino exemplificado do Amor. Amai o vosso inimigo. Amar ao próximo como a si mesmo… O amor do Cristo é a luz que clareia a estrada e direciona os passos na trilha da evolução espiritual. Devemos vivenciá-lo nos mínimos atos e gestos de nossa existência, naqueles momentos cotidianos, de maneira que o amor seja a têmpera de nossa vida. Se em nosso redor a incompreensão ou a calúnia se fizerem presentes, tudo devemos fazer por amor a Deus e lealdade ao Cristo Amigo, que não mediu esforços para deixar os exemplos de ascensão espiritual. Ninguém melhor que nós mesmos, dentro de nossa fidelidade às divinas leis, para saber se estamos agindo com acerto ou erroneamente, em sintonia com as leis de Amor.
Jesus é um espírito como todos os somos, filhos do mesmo Pai que é Deus. A imensa diferença e distância evolutiva encontra-se no fato que o Cristo de Deus há milênios escolheu o caminho imensurável do bem. Por isso, o Cristo afirmou: “podeis fazer o que faço e muito mais”.
Busquemos, então, em nossa alma, analisando a consciência mais profunda, o que estamos fazendo com a divina dádiva que é a nossa vida. A resposta virá, e com os conhecimentos obtidos nos estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo, saberemos, intuitivamente ou não, o caminho a seguir, longe dos tropeços e desilusões do materialismo. A escola da Terra nos ensina através das inúmeras manifestações de dores e sofrimentos. Mas irmanados aos conhecimentos espíritas, entendemos que podemos crescer através do amor, amadurecendo nossas emoções sustentadas nos ensinos das leis da justiça de amor, que regem a reencarnação, como a grande bênção do recomeço legada por nosso Pai.
Jesus venceu os mais infames sofrimentos para testemunhar o mais alto nível de amor, possível em nosso planeta. Então, esforcemo-nos um pouco mais para retribuir ao Cristo uma fagulha de Seu amor.”
Por Iriê Salomão de Campos, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 26 de julho de 2024, Juiz de Fora, MG.
Quando Nicodemos procura Jesus, buscando esclarecimentos sobre como conhecer o Reino de Deus, obtém como resposta que era preciso nasc...
“Tudo no mundo passa, somente a lei de Deus não passará; essa lei ficará gravada em nossas almas, no como sentimos e na maneira co...
“Quantos pães tendes? Informaram-se e disseram-lhe: Cinco pães e dois peixes… Então tomou os cinco pães e os dois peixes e, com...