Home Artigos

Artigos

Cuidado necessário

“É necessário cuidado todos os dias em que despertamos no corpo físico e deixamos nosso lar, seguindo para cumprir os deveres e atividades costumeiras, pois, tomados pelo sentimento de rotina, muitas vezes deixamos de cuidar dos nossos pensamentos, de maneira mais cautelosa, e somos envolvidos nas lutas de ideias que rastejam pelas calçadas e ruas por onde passamos. Finda a jornada, retornamos para casa, naturalmente, cansados e também intoxicados por sentimentos inferiores, cheios das poucas perspectivas que o mundo nos oferece e com esperanças quase anuladas. Assim é o caminho trilhado por todo aquele que se detém na materialidade ou deposita os sonhos nas mãos do poder passageiro. Então, a vida resume-se em comer e beber, aproveitar os momentos com intensidade egoística até que a dor lhe abra as portas de uma realidade que até então se recusou a ver.

É necessário caminhar, hoje, amanhã e sempre, visto que o progresso é da lei de Deus. Pois nada é estático e definitivo neste mundo em construção eterna. Importante não é exatamente buscar um novo caminho, visto que este já foi traçado pela reencarnação. Importa sim, descobrir-se como um novo caminhante.

Seguir sempre em busca da construção de uma vida materialmente digna, mas igualmente buscando a edificação moral. É crucial caminhar, vencendo os obstáculos e as sombras que embaçam o horizonte, transformando por entendimento as dores e as dificuldades em degraus a serem vencidos pelas forças dos passos da convicção e da fé de que não estamos sozinhos e muito menos de que a nossa felicidade está nas mãos dos outros. Estes, por mais poderosos que se apresentem, são tão ou mais falíveis que nós mesmos.

Caminhar mais além não é invadir o espaço alheio ou granjear triunfos em situações de evidências no mundo, conquistando posições de destaques passageiros ou acumulando vasta fortuna financeira, que não será suficiente para pagar a hipotética felicidade, como o fazem os chamados “homens da rotina”, estes que estão muito distantes de serem verdadeiramente cristãos.

É preciso caminhar sempre, jamais se esquecendo de que cada um é um Espírito eterno e, como tal, carrega consigo a individualidade e igualmente as responsabilidades consequentes dos atos praticados em tempos outros, pois tem em si o conhecimento da justiça divina, forjada no amor e perdão do Pai e na reencarnação, a nova oportunidade de outra vida terrena e a bênção do recomeço.

Não basta conhecer e crer intelectualmente em Jesus e, consequentemente, em seus ensinos, pois muitos conhecem o Mestre, mas poucos o revelam ao longo de seus passos.

É necessário meditar cristãmente no círculo dos problemas e dificuldades de cada dia, no percurso da existência, edificando a disciplina espiritual nas obrigações rotineiras, praticando o equilíbrio dos pensamentos e almejando a felicidade que nos é possível construir, por mais complexa que se nos pareça a vida em redor. Agindo, seguindo os exemplos de Jesus, vigiando e orando sempre, vamos encontrar em cada dia, nos acontecimentos da rotina, grandes oportunidades de corrigir, pouco a pouco, as nossas falhas e construir a vitória do Bem em nossos corações.”

Por Iriê Salomão de Campos, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas, 06 de maio de 2022, Juiz de Fora, MG.

12 de julho de 2022 por: A Casa do Caminho