Home Livraria e Editora J.Herculano Pires

Livraria e Editora J.Herculano Pires

A Editora José Herculano Pires foi inaugurada em dezembro de 1990. O nome é uma homenagem de D. Isabel Salomão de Campos ao respeitado escritor espírita que, no dizer de Chico Xavier, foi “o metro que melhor mediu Allan Kardec”.

Casos da Minha Casa

Quem quiser conhecer parte da caminhada de Dona Isabel Salomão de Campos e da história de criação da Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” precisa fazer uma parada obrigatória na leitura deste livro que é um belo resumo desta trajetória. A obra é uma viagem no tempo de menino do autor, que recolheu dos escaninhos da memória as lembranças mais emocionantes que o ajudaram a compor este mosaico de amor e de admiração – Iriê, como ele mesmo classifica, é muito mais do que um filho, é também um fã da mãe, Dona Isabel, e, ao lado dela e de seu pai, Ramiro, acompanhou como testemunha tudo o que relata com poesia e singeleza neste Casos de minha casa. As crônicas reunidas aqui inauguram um movimento maior e ainda mais emocionante, que é o romance biográfico Elo de amor – Vida e obra de Isabel Salomão de Campos.

Por: Iriê Salomão de Campos

 

Curso Dinâmico do Espiritismo 

Este livro ensina que o Espiritismo, muito longe de ser uma seita religiosa, carregada de magia e de superstições, é, pelo contrário, como explica o autor, uma doutrina moderna, estruturada por um grande pensador, pedagogo e escritor francês, que assinava suas obras com o nome de Allan Kardec, e que abarca as searas da ciência, da filosofia e da religião propriamente dita. Como esclarece o professor Herculano Pires na introdução à obra, o volume “procura dar uma visão geral do Espiritismo em forma de exposição livre, sem um esquematismo didático, mostrando as conotações da Doutrina com as posições culturais da atualidade”. A partir desta obra, o Espiritismo assume com clareza o seu lugar definitivo como síntese do conhecimento humano.

Por: Herculano Pires

Edificando Almas 

Publicado em comemoração aos 77 anos de Dona Isabel, o livro reúne artigos assinados pela diretora-presidente da Comunidade “A Casa do Caminho” que falam dos mais variados temas, tais como a Páscoa, a República, o perdão, o avanço das paixões, a educação, o novo milênio, entre muitos outros assuntos fundamentais e que são analisados pela ótica profunda e sublime desta verdadeira cientista da alma humana. Como resume o professor, escritor e conferencista espírita César Soares dos Reis no prefácio: “Não é um livro para ler de maneira comum. São páginas para saborear, sentir o gosto, aprender a saber para tornar-se um ser renovado pelo amor. São páginas simples como fonte de água pura. Mas quem sabe os segredos da fonte que brota da terra escura e produz água limpa? Quem sabe os segredos da brisa fresca da manhã que nasce? Dona Isabel sabe porque ela é uma alma-fonte-brisa-da-manhã, um sorriso de alento que vibra em favor de todos aqueles que se propõem a viver EDIFICANDO ALMAS”.

Por: Isabel Salomão de Campos

 

Espiritismo e Vida 

Este livro é uma jóia rara nas publicações da Editora J. Herculano Pires. A começar pela dedicatória que se lê no início da obra, com a letra miúda de Chico Xavier: uma bela declaração de amizade e de reconhecimento pelo trabalho de Dona Isabel escrita em 1993 quando da visita do médium à Casa do Caminho. A primeira parte da obra reúne artigos de Dona Isabel em textos que falam de assuntos fundamentais, como o Cristianismo em nossos dias, a vida pela ótica espírita, os deveres com Deus, a caridade, o perdão, entre outros. Na segunda parte, há uma entrevista bastante esclarecedora com Dona Isabel feita pelo médico neurologista, orador e escritor espírita Núbor Facure; na terceira parte, a obra traz uma série de entrevistas da presidente da Casa concedidas ao jornal O Timoneiro, veículo da Comunidade.

Por: Isabel Salomão de Campos

 

O Espiritismo, a Reencarnação e a Ciência

Primeiro livro da série Semana de Kardec, a obra reúne palestras do Simpósio “O Espiritismo, a reencarnação e a ciência”, realizado em abril de 1999, durante a 16 ª edição da Semana de Kardec, promovida pela Comunidade Espírita “A Casa do Caminho”. Há trabalhos apresentados por pesquisadores de renome, tais como Núbor Facur, Clóvis Nunes, Jorge Andréa, Ney Pietro Peres, Luiz Antônio Fuchs, André Luiz Peixeinho e também de Dona Isabel Salomão de Campos. Quem assina o prefácio é Cirso Santiago. Ele escreve: “Tenho certeza de que o leitor amigo será o maior beneficiário da leitura desse rico material doutrinário, que não deveria mesmo ficar apenas gravado para o deleite de alguns poucos privilegiados.

Por: Autores diversos

 

Pedagogia Espírita 

“Educar é decifrar o enigma do ser em geral e de cada ser em particular, de cada educando”. Com frases lapidares como esta, o professor José Herculano Pires pontua esta obra, que é uma seqüência de aulas ministradas com a fluência e a sabedoria marcantes em seus escritos. Ressaltando a educação como algo amplo e integral, que abrange ciência, filosofia, arte e religião, Herculano Pires ensina, entre muitas outras coisas, como ajustar os fins superiores da educação às exigências de uma civilização baseada no lucro. Mantendo sempre um diálogo constante com O Livro dos Espíritos, o professor conduz o leitor ao caminho do autoconhecimento e da urgência no estudo da doutrina como fonte inspiradora e orientadora no direcionamento das almas no começo de uma nova encarnação. Em suma, um livro indispensável.

Por: Herculano Pires

 

Rosas do meu Jardim

Coletânea de frases selecionadas de Dona Isabel Salomão de Campos em sua trajetória de amor e dedicação ao trabalho do Cristo. Os pensamentos reunidos neste belo livro, que de diminuto só tem mesmo o tamanho, são um presente na medida certa para diversas ocasiões – flores em forma de palavras que envolvem o leitor em uma atmosfera de tranqüilidade, equilíbrio e, ao mesmo, responsabilidade com a vida diante das leis eternas. Como bem define Dr. Jorge Andréa no prefácio: “Essa bandeirante do bem, com suas sadias expansões afetivas, tem clarificado corações que ainda se encontram mergulhados em noites sombrias. Rosas do meu jardim são expressões de paz, bálsamo de luz e acréscimo de esperança ao nosso cotidiano de lutas. Valores dessa ordem são roteiros que não podem ser esquecidos.”

Por: Isabel Salomão de Campos

 

Elo de Amor

Este é um livro sobre a história de Isabel Salomão de Campos que, desde os primeiros anos de vida, fez da capacidade de ajudar o ser humano um roteiro de esperança. Sua história incomum e sua extraordinária mediunidade curativa tornou-se fenômeno conhecido em todo o país, atraindo a atenção dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Elo de Amor é uma obra literária que fascina pelo rigor e pela persistência da pesquisa, além de resgatar a memória de várias gerações de uma mesma família, cuja origem árabe ajudou a construir, com seus valores, o caldeirão étnico-cultural chamado povo brasileiro.

Por: Iriê Salomão de Campos