Home Artigos

Artigos

Construir e acertar

Empeços e provações serão talvez os marcos que te assinalem a estrada hoje. Diligenciemos, porém, com a reencarnação a retificar os erros e a ressarcir os débitos de ontem, para que a luz da verdade e o apoio da harmonia nos felicitem o caminho, amanhã…”

Através da psicografia de Chico Xavier, Emmanuel destaca as relações de causa e efeito que se constroem a partir das escolhas e das ações individuais, considerando as reencarnações. O que vivemos agora é resultado do que realizamos ou deixamos de realizar há alguns momentos ou em um passado distante. Necessário se faz ampliar o olhar e o entendimento.

O que nos aborrece hoje é o problema que abandonamos sem solução em outro momento. O parente que nos exige cuidados e atenções extremas é a criatura que levamos ao desespero e à perturbação. Muitos princípios que defendemos agora e nos consideramos incompreendidos pelo próximo, em muitas ocasiões, são os mesmos ideais que negamos outrora, insultando companheiros que a eles se associavam. Ofensas de hoje, em geral, são o retorno das injúrias que proferimos contra irmãos no dia de ontem. Falhas do passado nos procuram no corpo da família, na sociedade ou no trabalho, solicitando-nos compreensão cristã e reajuste.

O dia de hoje se nos apresenta, requisitando-nos novas escolhas. No exercício do livre-arbítrio, o espírito escolhe e determina seu caminho, construindo o futuro todos os dias.

Disse Jesus: “Necessário vos é nascer de novo”. A reencarnação se nos apresenta como chance de recomeço e reajuste, através do esquecimento do passado e do retorno às situações e aos corações, com os quais se faz necessária a corrigenda através do livre-arbítrio. A Providência Divina corrige, amando… Na vivência dos ensinamentos de Jesus, seguimos roteiro seguro para alcançarmos a felicidade e a paz de espírito.

Nesse sentido, a doutrina espírita auxilia-nos a entender os Estatutos Divinos, no dizer de Emmanuel, clareando-nos a consciência, para que aprendamos que a liberdade de fazer o que se quer está vinculada à liberdade de fazer o que se deve.

À luz da justiça e da misericórdia de Deus, estudemos os princípios da reencarnação, na lei de causa e efeito, e entenderemos que, diante das presentes determinações da vida, estamos intimamente livres para aceitar a corrigenda com humildade e respeito, reconstruindo a marcha e alcançando gradativamente a nossa emancipação integral desde hoje.

Trabalhar e aprender de novo, amar e perdoar sinceramente para que venhamos a construir e acertar em definitivo. Busquemos inspiração diária em Jesus, que viveu e sofreu por amor a Deus e à humanidade, e caminhemos: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (João 16.33).

Por Denise Pereira Rebello, Comunidade Espírita “A Casa do Caminho” – ‘Tribuna Livre’ Publicado no espaço quinzenal cedido pelo Jornal Tribuna de Minas – 06 de julho de 2019 – Juiz de Fora – MG.

 

18 de julho de 2019 por: A Casa do Caminho